Anúncios
Muitas pessoas já ouviram falar, mas poucos sabem o que é financiamento e pouco menos como esse processo funciona, sendo uma das mais importantes modalidades de investimentos que podem ser feitos para quem quer o imóvel próprio.
Entender esse tipo de negociação e de investimento é também encontrar condições para que você possa ter um imóvel de um valor que no momento você não possui, mas que pode pagar aos poucos, o que é interessante em alguns casos.
A seguir você vai entender sobre financiamento, o que é e como funciona, para que você possa saber exatamente sobre o que se trata e como se planejar para utilizar esse tipo de condição de negociação no seu dia a dia.
Anúncios
O que é financiamento
Financiamento é a aquisição de um imóvel a partir de um dinheiro emprestado do banco ou financeira. Ele arca com o valor total da transação e você devolve em prazos definidos e valores que vão variar de acordo com o valor financiado.
Em uma compra de imóvel, poucas pessoas conseguem dar o valor total logo à vista, e por isso é preciso entender exatamente quais são as condições as quais esse imóvel pode ser adquirido, mesmo que você possa pagar somente uma pequena parte do valor.
Nessa situação entram as financeiras e bancos, dando o valor que vai ser pago, e você se comprometendo em devolver a partir de um contrato que é bem construído, levando em conta um tempo definido, com parcelas e valores que podem ser fixos ou variáveis.
Como fazer um financiamento
Para conseguir fazer um financiamento é preciso entrar em contato com o banco ou financeira, que vai fazer todo o processo. As construtoras também costumam trabalhar com esse tipo de transação.
Normalmente você deve ter a ideia de um valor mínimo e máximo de financiamento, o que vai definir diretamente qual vai ser o valor pago ao final da transação e também qual o tipo de retorno você pode ter.
Depois de uma análise e consequente aprovação você consegue dar entrada no imóvel desde que tenha aquele valor acordado, e o pagamento pode ser feito a partir de uma negociação feita diretamente com a financeira.
Programas governamentais
Alguns programas governamentais já possuem em sua base o financiamento, como principal estrutura para as suas negociações, principalmente por ter livre contato com bancos, especialmente os públicos que são os mais buscados nessa modalidade de aquisição de imóvel.
O Minha Casa Minha Vida, Casa Verde e Amarela são os que utilizam o financiamento para que muitas famílias consigam adquirir a casa própria, sendo uma ótima possibilidade de encontrar ferramentas para esse momento.
Ao utilizar o programa não é preciso nem mesmo saber o que é financiamento, já que todo o processo já é feito voltado para dar conta justamente das condições que existem e de todas as condições para o pagamento.
Como funciona
Um financiamento é um sistema que permite que uma pessoa tenha acesso a um determinado valor para a aquisição de imóveis, por exemplo, e isso seja devolvido em parcelas pré-definidas e com prazo estipulado.
Existe a etapa de entrega dos documentos, análise feita pelo banco e a aprovação da transação. Em caso negativo é possível tentar em outras modalidades, seja diminuindo o valor ou aumentando o prazo de pagamento para baratear a parcela.
Fato é que utilizar o financiamento para aquisição de imóveis tem sido uma das práticas mais comuns de modo que seja o único caminho para quem de fato precisa ter as condições para a compra de algo que não é tão barato.
Documentos
Para conseguir dar entrada em um financiamento é preciso entregar uma série de documentos. Caso você queira fazer isso junto ao cônjuge, é preciso ter a documentação de ambos para a realização do processo em si.
Normalmente quando se quer fazer um financiamento é preciso entregar os seguintes documentos:
● Documento de identificação
● Comprovação de renda
● Declaração de imposto de renda
● Comprovante de residência
Em algumas situações também é pedido uma comprovação de ocupação, em que a pessoa deva ter um tempo de estabilidade dentro de um emprego formal com carteira assinada, o que ajuda a viabilização do crédito por parte do banco.
Tempo para avaliação
O processo de avaliação de um financiamento é algo muito complexo, já que envolve a verificação de uma série de informações que vão estar a serviço desse tipo de burocracia que é necessária, de certa forma.
Entender quais são os pontos que você precisa alcançar para lidar com as necessidades desse tipo de ação e para que seja mais ágil só ajuda na sua comunicação direta com o banco, e não no tempo de avaliação.
A avaliação é finalizada em um prazo de até 45 dias, mas é possível que ele seja ampliado caso o banco precise de mais tempo para avaliar informações e viabilizar o financiamento de fato para aquele caso.
Entrega
Passando o processo de avaliação das informações, é feita a entrega, que geralmente já é tratada diretamente entre a construtora e a financeira, e assim todos os papéis são liberados para a assinatura entre as partes envolvidas.
Com o tempo, você pode entrar no imóvel, e até que seja quitado, ele pertence à financeira, por isso é preciso muito cuidado com o planejamento do valor que deve ser pago e com o prazo de pagamento.
Saber o que é financiamento ajuda a entender quais são as suas principais bases ajuda a entender também como utilizar essa modalidade e de que forma aproveitar o máximo de benefícios desse tipo de atividade.
Essa é uma excelente oportunidade para quem precisa contar com um apoio para conseguir a casa própria, e por isso é também uma excelente oportunidade para você trabalhar com informações que sejam de fato mais de acordo com sua condição.
Ao lidar com esse tipo de aquisição, é só seguir todas as regras para que você tenha o melhor suporte e principalmente para que tenha acesso à tão sonhada casa própria.