10 dicas para escolher o melhor cartão de crédito - Cartões e Empréstimos Brasil

10 dicas para escolher o melhor cartão de crédito

Anúncios

O cartão de crédito é adorado por muitas pessoas e odiado por outras. O motivo de ele ser odiado é o de ser um vilão das finanças pessoais, quando é usado inconscientemente. Porém, também se não for escolhido o cartão da forma correta e também se não fizer um uso correto deste crédito, o que significa uma ajuda no mês, poderá se tornar uma dívida em forma de bola de neve e em pouco tempo ficará significativo esse valor.

A cobrança de juros
A cobrança desses juros para os consumidores que não pagam essa fatura de forma integral pode chegar a até 480% ao ano. É muito assustador e chega para muitos clientes desse cartão de crédito que acabam perdendo o controle desse instrumento em suas compras e nem sempre essa informação é explicada pelos bancos na hora da escolha desse cartão.

Como deve ser o seu uso
Antes da escolha desse cartão, uma pergunta deve ser feita: como pretendo usar esse cartão de crédito? Acima de tudo, será preciso que se tenha a garantia de que se conseguirá honrar com os pagamentos de sua fatura todo mês ao se concentrar todas as suas despesas nele. Verifique o seu orçamento e o limite desse cartão de crédito, que na maioria das vezes é maior que o seu salário, por isso, é preciso ficar muito atento, para não se gastar mais do que se ganha. Esse é um ponto crucial.

Anúncios

Cartão de crédito sem anuidade

Trocando o dinheiro por cartão
Trocar o dinheiro por cartão traz outros benefícios e também segurança. Entretanto, é muito importantes escolher e comparar as opções de crédito e débito. É fato que o cartão de crédito compensa colocar todas as suas despesas mensais nele, mas é preciso ter muito cuidado ao se criar uma estratégia de planejamento ao uso adequado desse cartão de crédito e aqui daremos 10 dicas para a sua escolha.

1. Conhecendo o banco emissor
É possível solicitar um cartão de crédito de uma agência na qual não se é correntista, conheça antes todas as vantagens e desvantagens que esse cartão pode oferecer, como as suas taxas, seus programas de fidelidade, juros e anuidade, que são pontos que não devem deixar de serem avaliados e principalmente para quem não pretende abrir uma conta em um banco.

2. Definindo se quer um cartão nacional ou internacional
Cuidado ao aceitar aquela oferta tentadora para se adquirir um cartão internacional. O cliente deve avaliar se irá precisar de um cartão internacional ou se um cartão nacional irá lhe atender em todas as suas expectativas e perfil de compra. Um cartão internacional tem tarifas mais caras e somente deve ser escolhido por pessoas que viajam muito para o exterior ou para quem faz compras internacionais com frequência.

3. Se informando sobre a taxa de juros
Muitas pessoas ao contratarem um cartão de crédito esquecem de se informar sobre as taxas de juros. Esse é um ponto muito importante, ao se esclarecer sobre todas as taxas de juros que serão cobradas por esse cartão, no caso de não ser paga a fatura de forma integral ou pelo pagamento mínimo, pois, esses juros podem ser maiores ou menores e de acordo com o banco, fique atento a esse fator na hora de escolher esse cartão de crédito.

4. A anuidade desse cartão de crédito
Por Lei, os bancos tem o direito na cobrança de uma taxa que é anual, para se utilizar esse cartão, que é o que se chama de anuidade. Esse valor pode variar e seguir a instituição financeira. O ideal é se informar antes da contratação desses serviços para não ser pego de surpresa e logo no primeiro mês ou no primeiro ano de uso desse cartão, o que pode ser bem chato.

credito202.jpg

5. O limite do cartão
Essa é outra armadilha para os clientes, visto que, o limite na maioria dos casos para se gastar é sempre maior do quanto se ganha em seu salário. Esse valor máximo que pode ser gasto é determinado pelo banco e de acordo com o perfil e a sua renda mensal. Portanto, confirme com a instituição financeira qual será o limite para esses gastos e se achar alto peça para ser diminuído.

CARTÕES COM LIMITES ALTOS 

6. Benefícios aderentes
Ao escolher um cartão de crédito devem ser analisados todos esses benefícios e qual o melhor para si, que podem ser uma proteção contra furtos, promoções, bônus, assistência em viagens ou milhas, ofertas em seguros, descontos em produtos e cashback que é a devolução de alguma porcentagem em dinheiro de compras efetuadas.

7. Compras on-line
Para quem faz muitas dessas compras, o melhor cartão para se escolher é o de crédito e não o de débito, bem como, para usar serviços como Uber, será necessário à escolha do cartão de crédito.

8. Controle financeiro por aplicativos
Opte por cartões de crédito que possuem aplicativos que sejam capazes de na palma da mão ser possível movimentar a sua conta e verificar a sua fatura, juntamente com todos os seus gastos através de um aplicativo em seu smartphone ou pelo seu computador pessoal. Eles permitem que se façam algumas solicitações sem precisar sair de casa.

9. Escolhendo a bandeira do seu cartão

Esse fator apesar de não ser decisivo, na escolha desse cartão de crédito, motivo pelo qual, as suas principais bandeiras serem Visa, Mastercad, American Express e outros, são aceitos em muitas redes em todo o Brasil. Fique atento ao valor da anuidade que pode ser alterado de acordo com a bandeira escolhida.

10. Ao escolher o seu cartão de crédito
Ao escolher o seu cartão de crédito, nunca se esqueça de ler o contrato, não atrasar o seu pagamento, evitar o pagamento mínimo, negociar sempre essa cobrança de dívidas, nunca aceitar um limite fora da sua renda.
Enfim, listamos todos os fatores que são mais importantes para se escolher um cartão de crédito. Todos eles precisam ser considerados nessa escolha, eles precisam ser bem analisados para que possam ser evitadas surpresas futuras desagradáveis.

MAIS DICAS DE OUTROS CARTÕES 

Felipe
Felipe

Sou Felipe, redator especializado no nicho de finanças e créditos, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma compreensão aprofundada dos mecanismos financeiros e das nuances do crédito, tornando-me uma referência em conteúdo educativo e informativo. Minha missão é tornar temas complexos acessíveis para o público em geral, ajudando as pessoas a compreenderem melhor assuntos como empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e planejamento financeiro.

Artigos: 139