Vale a pena usar cartão de crédito pré-pago? - Cartões e Empréstimos Brasil

Vale a pena usar cartão de crédito pré-pago?

Anúncios

Você sabia que o cartão de crédito tradicional, com cobrança na fatura, não é o único tipo que existe?

Além das diferenças que os consumidores encontram com relação à bandeira, às facilidades e à anuidade, também existe a opção “pré-pago” e até o pré-pago internacional. 

Para boa parte das pessoas, essa é uma novidade, mas ela está presente em várias operadoras e em bancos.

Anúncios

Neste artigo, você ficará familiarizado com os cartões de crédito pré-pagos e com a sua utilização nas compras cotidianas. 

Como funciona o cartao Pre Pago

Cartão de crédito pré-pago: o que é e como funciona?

É um cartão de crédito recarregável. O usuário faz uma recarga no cartão com o valor que deseja e, após a liberação do saldo e desde que não ultrapassem o valor recarregado, pode utilizar ele para compras à vista.

Tem a mesma função que um cartão de crédito comum. Você também pode sacar dinheiro e até mesmo pagar contas. É preciso pesquisar os serviços disponíveis em cada bandeira, antes de contratar.

Em relação ao limite, existe um valor máximo de recarga. Para ter um cartão pré-pago, basta ter CPF ativo, mas não é necessário ter conta bancária, porém, pode ser mais vantajoso se tiver, pois poderá programar o pagamento das recargas no débito.

Quais as vantagens do cartão de crédito pré-pago?

Sendo uma boa forma de controlar os gastos, devido ao fato do usuário decidir qual valor irá recarregar no cartão, o cartão de crédito pré-pago é ótimo para quem não abre mão da economia.

Outra vantagem é que não é necessário comprovar renda. Também é possível ter vários cartões pré-pagos e utilizá-los da maneira mais conveniente, sendo mais simples se programar para uma compra ou viagem.

Quem tem nome sujo, popularmente falando, também pode pedir cartão de crédito pré-pago. Mas nesse caso, é aconselhável organizar melhor a vida financeira.

Cartão de crédito pré-pago tem anuidade?

Esses cartões não possuem anuidade. Mas, outras tarifas podem ser cobradas, como adesão do cartão, mensalidade, saques, reemissão ou renovação de cartão, segunda via de cartão por perda ou roubo e tarifas de serviços internacionais, em caso de compras em sites do exterior.

Ainda assim, pode sair mais barato que um cartão de crédito comum, pois algumas tarifas são menores.

A ideia geral desse tipo de cartão é reduzir gastos e, por isso, é esperado que a sua anuidade seja muito mais acessível. 

Vale ressaltar: cada operadora tem a sua forma de anuidade e, dessa forma, é primordial fazer todas as consultas antes de o cartão de crédito pré-pago ser solicitado. 

Cartão de crédito pré-pago: onde posso carregar?

É possível fazer as recargas através de pagamento de boletos, débito em conta e transferência de saldos entre cartões.

Quando a recarga é por boleto, o valor não é creditado na hora e pode demorar, dependendo da confirmação de pagamento do boleto. Existem limites de recarga diários, mensais e de valores, por isso é bom prestar muita atenção a esses detalhes no momento da contratação.

Como se percebe, o cartão de crédito pré-pago dá muito mais autonomia para os consumidores, evitando as faturas muito altas. 

Infelizmente, muitos consumidores acabam por não acompanhar da forma devida todos os seus gastos com o cartão de crédito convencional: eles simplesmente vão fazendo as suas compras.

Entretanto, a surpresa na hora do fechamento da fatura faz com que eles fiquem apavorados!

Já com o cartão de crédito pré-pago, fica mais fácil diminuir os gastos: quem não tiver dinheiro para colocar mais recarga, acaba não podendo aumentar os seus créditos no cartão. 

Cartão de crédito pré-pago é seguro?

Sim, do mesmo modo que os cartões de crédito convencionais (pós pagos), os cartões pré-pagos, possuem senha e chip para utilização e necessitam ser desbloqueados para iniciar seu uso.

Também podem ter a movimentação acompanhada através do site ou aplicativo da administradora do cartão.

Contudo, é claro que o acompanhamento do próprio cliente também é indispensável para garantir que um cartão tenha mais segurança. 

Isso quer dizer que quem solicita um cartão de crédito pré-pago precisa ficar atento às transações que são feitas com ele, garantindo que não haja nenhuma movimentação estranha.

É muito importante que o usuário de um cartão pré-pago também faça à operadora a comunicação de qualquer compra estranha. 

Afinal, quando um cartão de crédito é clonado, mesmo que ele seja do tipo pré-pago, o bandido passa a ter liberdade para usá-lo da maneira que preferir. 

É indicado prestar atenção: se a recarga de créditos foi feita e há mais gastos do que o titular fez, pode ser que haja um hacker usando esses créditos em compras. 

Cartão de crédito pré-pago internacional: como funciona?

Uma das principais vantagens é poder se programar com gastos da sua viagem, escolhendo exatamente o quanto irá recarregar no cartão, para não ter gastos além do que realmente deseja. Também existe a possibilidade de adquirir cartões pré-pago internacionais para uso virtual, facilitando as compras em sites do exterior.

Cada vez mais consumidores estão usando esse tipo de cartão como uma alternativa quando o seu cartão de crédito não é internacional. 

Diferente do que muitos pensam, nem todos os cartões podem ser habilitados para compras no exterior, ainda que se trate de compra pela Internet. Por causa disso, o cartão pré-pago internacional pode ser a melhor saída.

Dessa maneira, o consumidor mantém o seu cartão usual para as demais compras, em território nacional (inclusive na Internet) e recorre ao pré-pago internacional apenas em ocasiões especiais. 

Cabe salientar que esse tipo de cartão pode ser usado em compras nacionais sem qualquer problema. 

O cartão pré-pago internacional também permite que os usuários realizem saques fora do país.

Cartão de crédito pré-pago: posso presentear?

Você também pode dar de presente a alguém um cartão pré-pago e já recarregado, mas nem todas as operadoras oferecem essa opção.

Existe também, a modalidade mesada, onde os pais conseguem programar as recargas e controlar os gastos dos filhos. Uma ótima opção também para quem quer incentivar a educação financeira entre os jovens.

Felipe
Felipe

Sou Felipe, redator especializado no nicho de finanças e créditos, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma compreensão aprofundada dos mecanismos financeiros e das nuances do crédito, tornando-me uma referência em conteúdo educativo e informativo. Minha missão é tornar temas complexos acessíveis para o público em geral, ajudando as pessoas a compreenderem melhor assuntos como empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e planejamento financeiro.

Artigos: 139