O que você precisa observar antes de pedir um empréstimo? - Cartões e Empréstimos Brasil

O que você precisa observar antes de pedir um empréstimo?

Anúncios

Muitas famílias brasileiras não conseguem ter uma renda suficiente para suprir determinadas necessidades emergentes que surgem de forma inesperada.

A fim de conseguir algum dinheiro que seja utilizado nestes gastos se fazem
empréstimos, que nem sempre são tão aconselháveis pela taxa de juros, o que
acaba por vezes endividando os indivíduos e diminuindo as chances de melhorar a situação financeira. O que era pra ser a resolução de um problema acaba sendo a criação de outra complicação ainda maior.

Por isso, você deve entender bem o porquê de dar início a um processo de
empréstimo antes de abri-lo, valendo também como necessidade buscar saber quanto cada instituição financeira e bancos analisados por você cobram nas taxas em acima dos empréstimos em questão.

Anúncios

Enfim, existe uma diversidade de perguntas e análises que você deve fazer
antes de dar início a algum empréstimo. Quer saber mais sobre?! Então, vamos lá!

O empréstimo

O empréstimo se trata de um contrato que um determinado cidadão faz com
algum banco ou instituições financeiras de pequeno porte para que possa receber uma quantia em dinheiro, e daqui a determinado tempo em um prazo acordado entre as partes o dinheiro seja devolvido acrescido de juros e encargos.

As instituições financeiras e nem os bancos te por obrigação, dentro do país,
conceder empréstimos a terceiros. Eles fazem por iniciativa própria e tem isso
como uma forma de ajudar os clientes a ter uma melhor experiência financeira com o banco e ainda a potencializar os lucros. Os recursos obtidos através do
empréstimo podem, ou não, ter uma destinação especifica declarada inicialmente pelo cliente, sendo assim em alguns casos pode ser usada da forma que achar melhor.

Algumas dicas sobre empréstimos

As taxas cobradas pelas instituições financeiras e bancos sobre o valor das
parcelas de pagamento de empréstimos deve ser acordada com o contratador, tendo valores mais gerais e específicos para cada instituições e banco em questão cobradas por mês. Para estas taxas não há limites, e pode ser qualquer valor que o banco ou instituição financeira tenha como necessária de cobrança no empréstimo.

A garantia dada pelo Conselho Monetário Nacional sobre a cobrança
de taxas é a de que se o cliente pagar de forma antecipada os juros deve diminuir de forma proporcional. Mas, se o cliente deseja antecipar em algum momento ele deve informar antes da assinatura do contrato.

Organização financeira

Agora que você já entendeu como o empréstimo funciona e percebeu que ele
não é assim tão simples como se imagina, é momento de rimos ao primeiro tópico de preocupações que você deve ter antes de contratar este serviço: a organização financeira deve estar em bom estado.

A sua renda deve estar devidamente organizada para que você possa ter em
mente a abertura de um processo de empréstimo. Ao significa apenas dizer que está precisando de determinada quantia em dinheiro. O importante é saber que no prazo estipulado de forma médias pelas instituições financeiras você terá condições de Agar todo aquele valor emprestado á você e que não vai sofrer consequência drásticas na sua renda por isso.

Sendo assim, organize toda a sua renda e busque ter em mente qual o valor a
ser pedido em forma de empréstimo a instituição financeira que você desejar
naquele momento, sempre deixando o processo futuro já em pensando, sabendo que dali a diante existirá m valor que não fará mais parte do seu salário e que precisa ser depositado com juros a fim de pagar as parcelas ao banco ou instituição financeira pelo empréstimo feito.

Você realmente está precisando deste empréstimo?

Você deve saber também se aquele empréstimo é de verdade funcional ou não.

Se você precisa de verdade de um empréstimo vai estar com a renda um pouco apertada e vai ter um foco principal do que fazer com todo aquele dinheiro.

Pense em algo que te determinou a realizar esta atividade e então tenha isso como foco principal, sem desvios, nem leves, pois assim você compromete a quantia e os seus objetivos, tanto fica sem dinheiro quanto fica sem resolver a problemática inicial e principal.

Depois de conseguir resolver o problema é que poderá, se desejar, investir o
restante do dinheiro em outra coisa. Mas, enquanto o seu problema ainda estiver te assolando é momento de tratar ele, uma vês que é o foco principal.

off

Planejamento de pagamento

Planeje as formas de pagamento e estude se a sua renda colabora para este tipo de pagamento. Se os Bancos, em sua maioria, pedem juros em uma quantidade elevada para sua renda e que n]ao condiz com a sua realidade no valor que você deseja, seria mis viável procurar medidas alternativas de empréstimo do eu mergulhar de cabeça. Pensar em assuntos ligados à vida financeira é algo bem complicado pois envolve uma serie de coisas que pode te afetar por um longo período, uma pessoa sem dinheiro fica estagnada, não pode investir e em seguida perder um bom tempo de sua vida por uma movimentação financeira que fez anteriormente e te prejudicou em larga escala. Por isso, o cuidado deve ser extremo com o que se faz com o dinheiro gasto.

Cuidado com golpes

Há muitas empresas falsas que oferecem empréstimos a custo de alguma outra coisa eu não seja a devolução em cima de juros ou ainda garantias, e então te subjugam a pagar algo que não foi acordado antes, durante ou depois do empréstimo. Infelizmente, esses golpes são bem comuns em nosso país e não devem ser levados à sério. Geralmente os meliantes apresentam as suas
propostas por mensagens de texto ou de voz em ligações, e se você for abordado por algo do tipo já gere uma grande desconfiança, pode ter grandes chances de ser uma enorme mentira.

Para ter certeza de que seu empréstimo é válido acorde com empresas
financeiras de grande nome, como Bancos renomados dentro do país e procure uma para tirar as suas dúvidas em pontos de atendimento presencial.

Estudo aprofundado das taxas de cobrança

Depois de muita pesquisa e cuidados tomados é hora de pegar todos os dados
obtidos e estudar. Será que o Banco X é mais favorável que o Banco Y?! Qual a
quantia cobrada em taxas pelo Banco X em cima deste empréstimo de acordo com o que recebo por mês em favor do Banco Y?!
Levante quantas dúvidas puder e com os dados obtidos vá formulando respostas para elas. Em seguida, você pega todos os valores em taxas do banco escolhido como mais favorável e adéqua a sua realidade financeira. Assim, quando contar e ver quais são as reais taxas pagas em valores reais você perceberá se isso é válido ou não, de verdade, para você, e então poderá dar ou não início ao processo de empréstimo.

Felipe
Felipe

Sou Felipe, redator especializado no nicho de finanças e créditos, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma compreensão aprofundada dos mecanismos financeiros e das nuances do crédito, tornando-me uma referência em conteúdo educativo e informativo. Minha missão é tornar temas complexos acessíveis para o público em geral, ajudando as pessoas a compreenderem melhor assuntos como empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e planejamento financeiro.

Artigos: 139