Anúncios
Conheça antes o que é o Via de Acesso. O instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho ou o Instituto Via de Acesso, que se chama Ruy Leal é denominado como uma instituição que é a do terceiro setor, mas que é estabelecida como uma organização que é da sociedade civil, de âmbito que é o nacional e que vem em atendimento a todos os preceitos legais existentes.
O Instituto Via de Acesso tem a proposta que é a de dar uma inclusão para o jovem ao mundo do trabalho e para um empoderamento que é econômico, financeiro e acadêmico, com um direcionamento que é para um empenho em áreas que são de diversidade, em programas de aprendizagem ou de estágio ou em projetos que são os sociais e que são customizados.
Há um grande apoio que é no desenvolvimento e na formação que é a dos jovens pelo Instituto Via de Acesso, que tem a sua atuação em conjunto com as empresas, que são as parceiras e que queiram contribuir para o ingresso de um jovem ao mercado de trabalho, por intermédio de seus programas de aprendizagem, que é de acordo com uma grade pedagógica.
Todos esses procedimentos são validados pelo Ministério da Economia e vindo sempre em consonância com a Lei da Aprendizagem Profissional, que é a de número 10.097 do ano de 2000, que cria as melhores oportunidades e que são as destinadas para os jovens e para as empresas. A instituição possui um corpo colaborativo eficiente, que também é qualificado e atualizado.
O Via de Acesso age também como um facilitador que é para as empresas se adequarem á Lei da Aprendizagem, com um trabalho que é para um desenvolvimento de um capital humano, com conexão também da família desse jovem aprendiz, da empresa e de uma sociedade que seja a mais justa, aliando esforços para um combate da evasão escolar, da violência e do desemprego.
Um programa que é diferenciado
O programa jovem aprendiz do Via de Acesso é considerado como diferenciado das demais instituições. Há uma gestão que é a completa e em todo esse processo, com uma equipe que é a de seleção & inclusão de aprendizes, que trabalha o perfil dessa vaga em muitas vertentes, mas que sempre considera as candidaturas que atendam aos critérios da Lei da Aprendizagem.
Os analistas do Via de Acesso são os responsáveis por toda uma divulgação, um recrutamento e uma seleção que é a dos jovens, que devem estar alinhados a todas as etapas que são destinadas de uma empresa que é a parceira, para que seja possibilitada uma inclusão do jovem, com as habilidades que são as necessárias, mas fazendo uma ponte, com agilização de documentos e contratos.
Há uma otimização que é a destinada para um tempo que é o do início desse profissional na empresa, que será a contratante por esse jovem aprendiz. Logo que, um jovem aprendiz passa por um processo que é o de admissão, o setor que é o de aprendizagem profissional, irá efetuar a matrícula que é a do novo aprendiz, em um processo que é o de capacitação.
Inscrições e quem pode participar desse programa
O Instituto Via de Acesso todos os anos disponibiliza para os jovens, uma oportunidade que é a para eles iniciarem a sua trajetória que é a profissional, com um acompanhamento que é o de mentores na organização e de uma entidade educadora. O Programa Aprendiz dessa instituição é também uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, para que eles tenham uma oportunidade de trabalho.
Para a inscrição a esse programa, o candidato, antes deve ter a idade, que é de 14 até os 24 anos incompletos, cursando o Ensino Médio, o 9º Ano do Ensino Fundamental ou já ter concluído, numa carga horária que é de 4 ou 6h por dia, sendo que, são 6 encontros por mês e para o Curso de Aprendizagem. O horário de trabalho também pode ser definido por uma empresa e podem variar em alguns casos.
As etapas para um processo seletivo de jovem aprendiz pela Via de Acesso, consiste em uma inscrição em https://viadeacesso.org/. Por esse endereço eletrônico, o candidato poderá saber das oportunidades que estão valendo, para que possa candidatar a essas vagas, visualizar e deixar o seu cadastro, para passar por uma triagem de currículos, ter uma entrevista com o Via de Acesso, que pode ser online.
Além de ter uma entrevista com o setor de recursos humanos, que pode ser online ou presencial e uma entrevista com o gestor, que também pode ser online e presencial, com um primeiro contato podendo ser feito por Whatsapp do candidato. A empresa que é a parceira receberá também um calendário que é o de aulas e de orientações iniciais, para que ela possa saber quais dias, que o jovem deverá comparecer ao Via de Acesso.
Um aprendizado que é contínuo no Via de Acesso
Após uma admissão em ser um jovem aprendiz pelo Via de Acesso e por meio de uma empresa, que seja parceira a esse programa e a depender de uma empresa, haverá alguns benefícios, que na maioria dos casos é o de um salário que é compatível com todas as funções de um aprendiz pela empresa contratante, um vale transporte, assistência medica e odontológica, restaurante no local, cesta básica e um seguro.
Há todo um suporte para esse jovem aprendiz que é contratado por uma empresa parceira pelo Instituto Via de Acesso, que conta com educadores que são específicos por matéria, que é para um aprendizado que é contínuo, diferenciado e contando com atividades que são extracurriculares, como Música, Libras e Redação para o ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio.
Há uma metodologia que é bem criteriosa, com um auxílio para as empresas que são as parceiras desse programa de aprendizagem, para que elas possam caminhar com mais segurança numa condução e realização dessa contratação desses aprendizes e aos seus processos de seleção, com muito mais qualidade e agilidade em muitos segmentos de trabalho. Seja um jovem aprendiz pelo Via de Acesso.